DESCANSO PARA LOUCURA: Estudo Dirigido: filme Germinal

PESQUISE NESTE BLOG

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estudo Dirigido: filme Germinal


Imagem retirada de: www.estudajovem.com.br  Acesso em nov. de 2013.
 QUESTÕES SOBRE O FILME: GERMINAL
  1. De que trata o filme?
Trata das relações de trabalho, que ocorriam de maneira exploratória, isto é, tirando a força de trabalho do operário, de maneira desumana e não retribuía remuneração justa, especialmente conversão de direitos. Era praticamente um trabalho escravo, onde os operários viam-se submetidos em nome do sustento familiar e pessoal.

  1. Como se dá a relação entre capital e trabalho? Quais as consequências imediatas (aparentes) dessa relação?
Dava-se de maneira exploratória, pois o capitalista (proprietário das minas) tendo em mãos o monopólio, comprava a força de trabalho (mão de obra) bastante barata e só visava ao lucro (o maior possível). Além disso, contava com o apoio do Estado e da burguesia como um todo.

  1. Como a burguesia se comporta diante da situação dos trabalhadores?
De maneira fria e desumana, pois não enxerga a possibilidade de favorecer ou conceder melhores condições de trabalho e direitos básicos. Encara como natural o trabalho exacerbado em que a remuneração sequer garante o sustento. Por outro lado a burguesia se esbalda em requintes, recursos e luxuosos banquetes.

  1. Qual o resultado da greve?
A greve gera um caos econômico e social, o que faz com que os burgueses recorram ao Estado e dele se sirvam. Porém, serve também para demonstrar que o povo organizado é capaz de modificar a sociedade. Entretanto, isso não ocorreu naquele contexto, também por que o capitalismo tem a seu favor a legislação.

  1. Faça um comentário sobre o que entendeu.
O filme mostra relações de trabalho em que predominam situações de alienação ferrenha, exploração e submissão. Trata-se de um trabalho precário, onde os burgueses monopolistas compram a força de trabalho de maneira desvalorizada, onde o este mesmo capitalista exige o máximo de dispêndio de força de trabalho humano e pouco oferece em troca, sequer direitos essenciais.
Mostra também os primórdios das lutas contra a exploração e a busca constante e incessante por melhores condições de emprego.

  JaloNunes.

2 comentários:

  1. Os burgueses viviam muito bem, obrigado... colhendo e concentrando as riquezas, fruto da expropriação da força de trabalho, dos proletários. Assim como hoje em dia, os privilégios econômicos e sociais, além dos morais aos burguesas e o trabalho exaustivo e mal pago aos trabalhadores.

    ResponderExcluir

SEGUIDORES